sexta-feira, 17 de julho de 2009

Areia demais

Férias, tédio, tempo de colocar a leitura em dia não é mesmo? Decidi que iria ler alguns livros que já estavam pendentes há algum tempo, o Gomorra, por exemplo, do Roberto Saviano, mas está sofrível, então decidi intercalar a leitura com outro livro, que conheci fazendo um teste em alguma revista feminina, que me deparei em alguma casa de tia ou cabeleireiro.
O nome do teste era “qual livro você é?”, e o resultado do meu teste foi justamente inesperado e óbvio, Doidas e Santas, de Martha Medeiros. Inesperado por conta de não ser um romance dos típicos que eu sou fã, nenhuma história linda e maravilhosa de Machado de Assis, o ápice da literatura nacional para mim, e sim uma autora da qual eu nunca tinha ouvido falar, embora já conhecesse uma de suas obras e tenha adorado a mesma, além do livro ser composto por crônicas, que como podem ver caros leitores, sou adepta desse estilo!
Para quem não sabe, Martha Medeiros é autora de Divã, que atualmente tornou-se um sucesso do cinema nacional, e recomendo para quem não assistiu, assista, pois é um bom remédio para esse ócio das férias e para qualquer cara amarrada, já que tenho certeza que qualquer pessoa em pleno uso de suas faculdades mentais vai chorar de rir.
O livro é composto das crônicas que Martha escreve para jornais, desde 2005, lidando com o cotidiano da mulher em especial, mas sem deixar que a sociedade como um todo seja abordada, de forma irreverente e sensível ela consegue cativar o leitor.
Em uma das crônicas que li ainda hoje, intitulada “O cartão” ela aborda o tema da insegurança feminina, em especial em relações amorosas, e acho que o tema inicial do blog, tem tudo a ver com isso, afinal, ele começou com um texto bem apocalíptico, sobre romances, lembram-se?
Pois é. Martha conta a história de um capitulo de sua vida, onde ela como toda boa garota de 17 anos estava apaixonada por alguém que era “muita areia para seu caminhãozinho”, mas o que ela não sabia, é que essa areia, nem era tanta assim e correspondia completamente seus sentimentos! E vamos convir quem nunca passou por situação semelhante e ainda sim, não aprendeu a lição?!
O intuito desse texto é simples e curto, e não necessita de toda essa introdução, mas seria ingratidão minha se não falasse e apresenta-se a vocês essa maravilhosa cronista que conheci agora e estou adorando. Mas em poucas palavras, lembre-se de que tentar não arranca pedaço, sonhar não paga imposto e ter auto-estima é sempre bom e ajuda muito. Não fique se achando um nada em relação ao príncipe encantado só por que você não é ao certo um modelo de beleza (ou pelo menos você não se sente um) e aos rapazes, não façam como o rapaz da crônica, que desistiu logo ao primeiro fora, não intencionado da moçoila, pode muito bem ser que ela seja aérea, louca, esteja com TPM ou mesmo só se sinta insegura em relação a você!
Em resumo, sejamos felizes e boas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário